Essa atividade é indicada para o 3º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a identificação das horas no relógio analógico, bem como a determinação de horário inicial e final.

Como sugestão, elabore um relógio de ponteiros junto dos alunos utilizando material reciclável como papelão. Durante a construção, mostre a função de cada ponteiro e o valor de cada número no relógio.

Para incentivá-los, faça desafios em que cada grupo mostre o relógio ao outro e este deverá acertar a hora marcada. Tenha sempre um relógio de ponteiros na sala e peça ao ajudante para lhe dizer as horas em determinado momento da aula. Enfim, utilize sua imaginação!

Na atividade o estudante deverá determinar hora mostrada no relógio inicial e marcar a hora no outro relógio de acordo com o comando, por exemplo, o primeiro relógio marca 11h e o comando é para adiantá-lo por 4 h. Se temos que adiantá-lo deveremos somar 4 horas nas 11 iniciais que resultará em 15 horas ou 3 horas da tarde. Aproveite e mostre aos estudantes as horas após ao meio dia que podem ser ditas de duas maneiras diferentes.



HABILIDADES:

EF02MA19- Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

EF03MA22- Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade